Profissionais de Saúde

A relação entre os profissionais de saúde e os pacientes tem vindo a modificar-se ao longo do tempo.

Os pacientes que, até há pouco tempo, eram vistos como indivíduos passivos perante os cuidados médicos, tornam-se indivíduos activos e participativos no cuidado com a sua saúde. Hoje em dia, cada vez mais os pacientes tomam para si a responsabilidade de cuidar da sua saúde.

Antigamente o médico era visto como uma autoridade inquestionável sobre o paciente. Com o passar do tempo, os próprios médicos retiraram essa obrigação de si e passaram a trabalhar em conjunto com o paciente, educando-o nos cuidados com a sua saúde.

Hoje, podemos ver pacientes “independentes” que pesquisam e procuram saber sobre determinado assunto, participam em grupos de discussões através da internet e debatem com os profissionais médicos as informações encontradas.

Como é afectada a relação médico-paciente?

A maioria das pessoas utiliza a internet para procurar informação que as ajude a esclarecer alguma dúvida, a acompanhar novidades sobre doenças crónicas e para comunicar com o seu médico ou outro profissional de saúde. Porém, muitos pacientes ainda não sentem a internet como um instrumento totalmente confiável face à proveniência e qualidade da informação que é fornecida, da privacidade no que respeita ao relacionamento médico e pela própria desaprovação de alguns profissionais de saúde.

Utiliza verdadeiramente a internet?

Ainda que muitos profissionais de saúde afirmem que utilizam a internet, muitos ainda têm certa resistência e estão preocupados com a possibilidade de o paciente não procurar ajuda profissional por causa das consultas que realiza pela internet.

Devemos considerar positivas as possibilidades de acesso às informações disponíveis na rede, o que torna a troca mais intensa e fundamentada entre médicos e pacientes, uma vez que os próprios profissionais usam a rede para ler artigos científicos e divulgar trabalhos. O importante para quem procura informação sobre saúde é reconhecer as fontes credíveis e saber que o computador não substitui uma consulta médica.

Porque deve participar?

O aumento da frequência com que o público se informa sobre saúde facilita o acesso à informação, ajuda a reduzir a distância entre profissionais e pacientes, preenche carências emocionais dos pacientes. A internet funciona como uma atenção personalizada, compreensão dos problemas pessoais e apoio afectivo, exercendo, assim, uma função complementar aos serviços de saúde.

 

Veja aqui como pode participar.

 

<-- Voltar para FARMACIA.COM.PT